Diretoria do Sintesmat reúne-se com a Reitora Vera Maquêa

Na tarde do dia 23 de janeiro, membros da diretoria do Sintesmat reuniram-se com a Reitora da Unemat, Professora Drª Vera Lúcia Maquêa. Na reunião foram tratados assuntos de interessa da categoria, tais como: Plano de cargos, carreira e Salários (PCCS); Regulamentação do Trabalho remoto ou teletrabalho e; Edital de remoção interna dos Profissionais Técnicos da Educação Superior (PTES).

Com relação ao PCCS, o presidente do Sintesmat, Moisés Ribeiro de Oliveira fez um breve relato sobre como foi a tramitação da proposta dentro das instâncias do sindicato, até a sua aprovação no Contesmat realizado em, 22 e 23 de agosto de 2023. Após ouvir a explanação e tirar algumas dúvidas, a Magnifica Reitora se comprometeu a dar andamento no processo, solicitando o estudo de impacto financeiro e orçamentário, para então enviar ao CONSUNI, ressaltando que, a aprovação do PCCS deve obrigatoriamente passar pelo CONSUNI para depois enviar para o Governo, onde iniciará uma nova etapa em que membros da reitoria e do sindicato vão sentar com a equipe de governo para discutir os pontos elencados e futuro encaminhamento a Assembleia Legislativa.

Com relação à regulamentação do Trabalho Remoto ou teletrabalho, ficou o compromisso de reunir com a comissão que elaborou uma minuta de resolução para debater os pontos e encaminhar também para o Conselho Universitário.

Já com relação ao edital de remoção interna, foi solicitado que o sindicato verifique a demanda entre os técnicos, pois de acordo com a reitoria, essa demanda não tem chegado até eles, e que os poucos que chegam são liberados, desde que haja vaga na unidade destino. Ficou acertado que a presidência do sindicato vai verificar junto as seccionais, a demanda de cada unidade. Após esse levantamento, uma nova reunião será marcada para verificar a necessidade ou não do edital.

Participaram da reunião: Pelo Sintesmat - Moisés Ribeiro de Oliveira - Presidente; Claudinei da Silva Lara, Vice-presidente, Rafael Morais Pinto, Diretor Jurídico, e Luiz Wanderlei dos Santos - Primeiro Tesoureiro. Pela Unemat - Vera Lucia da Rocha Maquêa - Reitora; Alexandre Gonçalves Porto - Vice - Reitor; Dionei José da Silva - Assessor de gestão de assuntos internos